
Muitas das propriedades terapêuticas do mangostão devem-se às Xantonas, que existem no fruto em grande quantidade e que oferecem enormes benefícios para o nosso organismo.
Estudos científicos demonstraram que grande parte das doenças tem como principais causas os danos causados pelos radicais livres e a inflamação crónica, causas estas que são combatidas pelas Xantonas existentes no Mangostão.
As Xantonas são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e tem propriedades anti-inflamatórias, eliminando assim as principais causas de grande parte das doenças, com uma vantagem enorme em relação aos produtos farmacêuticos e anti-inflamatórios, protegem o estômago e todo o sistema gastrointestinal.
As xantonas ajudam a manter o equilíbrio do sistema imunitário, do sistema nervoso, da saúde emocional, do sistema metabólico, do sistema cardiovascular, do sistema gastrointestinal, do sistema urinário, do sistema músculo-esquelético e da pele. Para além disso, as Xantonas possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerígenas, anti-bacterianas, anti-microbioticas, anti-histamínicas, antioxidantes e anti-virais.
Estudos efectuados comprovaram que as xantonas ajudam a diminuir o colesterol mau, evitando que o colesterol entre em contacto com os radicais livres e impedindo que este se prenda às paredes arteriais e cause arteriosclerose.
A maioria das pessoas sente os benefícios do Mangostão bebendo apenas 30ml de Sumo de Mangostão diariamente, contudo a quantidade de sumo a ser ingerida para obter resultados depende do estado de saúde do indivíduo e da forma como o seu organismo reage aos nutrientes do Mangostão.
O sumo de Mangostão pode ser consumido por todas as pessoas, pois é um sumo natural rico em nutrientes essenciais ao organismo, podendo ser utilizado como suplemento alimentar, apenas para proporcionar bem-estar e prevenir contra o aparecimento de inúmeras doenças.
Por Dr. Robert C. Stone
O Mangostão é usado há séculos na medicina tradicional em diferentes locais do mundo. Agora, com mais de 3 décadas de estudos em laboratórios suportando a sua utilização, sabemos que a fruta do mangostão pode ajudar nas seguintes condições:
Totalidade do corpo
Saúde e Bem-Estar geral
Fadiga (pode impulsionar a energia sem estimulantes), Envelhecimento (devido à exposição aos radicais livres) Função imunológica
Ajuda com outras vitaminas e antioxidantes
Alergias (pode actuar como antihistamínico)
Coração e vasos sanguíneos
Prevenção da aterosclerose (pode promover a boa saúde dos vasos sanguíneos, diminuindo os danos causados pelos radicais livres e a acumulação de inflamações)
Protecção do músculo do coração
Diminuí os níveis de colesterol e triglicéridos, Hipertensão (pode diminuir a pressão arterial)
Saúde dos rins e do tracto urinário
Problemas renais (pode melhorar o funcionamento do rin).
Infecções da bexiga (pode diminuir a inflamação).
Saúde emocional
Depressão.
Ansiedade.
Saúde da pele
Dermatite (pode-se utilizar directamente na pele em eczemas e outros problemas de pele).
Cicatrização de feridas.
Acne (foi testado com eficácia contra a bactéria que causa a maioria de casos de acne)
Totalidade do Corpo
Diarreia (pode estimular a boa saúde dos intestinos, aliviando tanto a diarreia como a obstipação crónica)
Refluxo gastroesofágico (pode diminuir o ácido estomacal e estabilizar o revestimento do estômago)
Úlceras (pode melhorar a saúde das úlceras e evitar o dano do estômago)
Doença de Crohn
Colite (pode diminuir a inflamação dos intestinos e normalizar o seu funcionamento)
Síndroma do intestino irritável (pode ajudar a estabilizar o funcionamento dos intestinos e normalizar a transmissão da serotonina, que regula os problemas do sistema digestivo relacionados com a depressão e a ansiedade)
Saúde do músculo esquelético
Artrite e saúde das articulações (pode diminuir a inflamação, a dor, os danos das articulações relacionados com a artrite).
Dores de Cabeça
Migrantes e Fibromialgia (pode aliviar a dor muscular da inflamação do Corpo, a depressão e a ansiedade).
Saúde dos desportistas (pode diminuir a dor e a inflamação que pode aparecer depois de fazer exercício e alivia lesões leves).
Infecções
As xantonas da fruta do mangostão foram analizadas em testes de laboratório e ficou demonstrado que foram eficazes contra diversos agentes infecciosos e outros problemas relacionados, incluíndo:
Virús - Bactérias - Fungos - Parasitas – Febre
Diabetes
Níveis elevados de açucar no sangue (pode diminuir o nível de açucar no sangue e na diabetes tipo II optimizando a insulina).
Danos dos radicais livres (pode ajudar a evitar o dano organico dos radicais livres nos diabéticos).
Cancro
Dano no ADN (pode ajudar a evitar o dano dos radicais livres que tem como resultado a mutação das células). Crescimento de tumores (pode diminuir a inflamação no local onde se encontra o cancro).
Visão
Glaucoma / Cataratas (pode prevenir o cruzamento da proteína relacionada com a glaucoma).
Saúde do cérebro e dos nervos do corpo
Doença de Parkinson (pode evitar danos nos neuróneos).
Doença de Alzheimer (pode diminuir a resposta inflamatória na zona neurológica afectada).
Dano nos nervos (pode diminuir os danos dos radicais livres, especialmente na diabetes).
Saúde Dental
Problemas periodontais (pode melhorar o estado das gengivas doentes depois das intervenções odontológicas).
Saúde da Mulher
Síndroma pré-mestrual / Alterações pré-mestruais, dor mestrual
Saúde pulmonar
Asma
Gripe